Benefícios dos plásticos na construção civil
Antigamente, a aplicação dos plásticos na construção civil se limitava a ambientes internos, sendo utilizado em tubulações e instalações elétricas. Hoje, com o desenvolvimento tecnológico, também surgiram novas opções de plásticos e utilizações. Como por exemplo: telhas, pisos, ventilação, janelas, portas e muito mais. Entre as características que tornam esse material tão aplicável no segmento de construção civil estão:
- Baixo peso;
- Custo competitivo;
- Resistência mecânica;
- Resistência a corrosão;
- Resistência a produtos químicos;
- Estabilidade dimensional: no caso dos termoplásticos, podem ser facilmente remodelados e reutilizados.
- Permite uma diversidade de opções de acabamentos;
- Impermeabilidade;
Tipos mais usados e principais aplicações
Cada tipo de plástico tem suas propriedades peculiares e usos adequados. Portanto, para obter sucesso na construção, deve-se realizar uma seleção correta de material conforme o objetivo da aplicação. Entre os principais tipos utilizadas, encontramos:
- Policarbonato: possibilita coberturas planas ou curvas, além de fechamentos verticais e outros projetos arquitetônicos. Trata-se do termoplástico de maior resistência a impacto. Você pode encontrá-lo em telhas, proteção de cabines e máquinas, blindagem de veículos e ambientes, coletores solares, viseiras, painéis de instrumentos, projetos residenciais, comerciais e públicos, entre outros. Está disponível em diversos formatos.
- PVC: versátil, durável e de baixa manutenção, pode ser utilizado em coberturas, conexões, redes de água, etc. O segmento de construção civil consome mais de 60% do PVC fabricado no Brasil.
- Acrílico: O acrílico associa transparência, durabilidade e economia a todo projeto em que é utilizado. Além disso, oferece infinitas possibilidades de aplicações com praticidade e funcionalidade. É utilizado em aparelhos de iluminação, box de banheiro, divisórias, etc.
- Poliestireno: trata-se de um termoplástico duro, transparente e inodoro. É aplicado em utensílios de cozinha, aparelhos de iluminação, bancos, isolamentos, etc.
Além disso, os plásticos de engenharia são muito utilizados para acabamento de componentes de metais, acessórios, elétrica e infraestrutura de obras.
No Brasil, o plástico ainda tem potencial de expansão, conforme novos aditivos e combinações ampliam as qualidades dos materiais.