Tipos de Plásticos Utilizados na Indústria automobilística, e suas aplicações
Atualmente, os plásticos automotivos estão fazendo uma grande diferença na fabricação de peças automotivas. Abaixo estão os mais comuns usados na indústria e suas aplicações.
Polipropileno (PP)
O polipropileno é um polímero plástico semicristalino, durável e de alto desempenho. É altamente resistente a produtos químicos e calor e altamente moldável. Consequentemente, é adequado para fabricar produtos com designs complexos. Além disso, PPA tolerância a produtos químicos e ao calor o torna ótimo para peças automotivas.
O polipropileno é um plástico amplamente aplicável em automóveis devido à sua capacidade de se adaptar a muitas técnicas de fabricação de plástico e à sua resistência química e ao calor. Portanto, é fundamental fabricar as seguintes peças e componentes automotivos:
- Pára-choques
- latas de gás
- Coberturas do motor
- Isolamento de cabo
- Painéis de instrumentos
Poliuretanos (PUR)
O poliuretano é outro polímero plástico de alto desempenho feito de uretano unido. Suas diversas formas o tornam um plástico automotivo versátil, adequado para componentes automotivos complexos e simples. Consequentemente, o poliuretano é um polímero plástico comum submetido a processos de fabricação de plástico para peças automotivas, como moldagem por injeção e usinagem CNC.
Além de sua versatilidade, o poliuretano é altamente adequado para a indústria devido às suas propriedades isolantes, resistência, resiliência e moldabilidade. Portanto, o poliuretano é aplicável na fabricação de peças e componentes que protegem o ruído e o calor dos motores e peças que exigem resistência na carroceria. Exemplos de peças e componentes automotivos feitos com o polímero incluem:
- Passageiros
- Encostos de cabeça
- Sistemas de isolamento acústico e filtragem de ar
- Pára-choques
- Isoladores de suspensão
- Pneus
Cloreto de Polivinila (PVC ou Vinil)
O PVC é um polímero plástico comercial comum com ampla aceitação no ambiente industrial automotivo, conhecido por sua excelente resistência química e à água, acessibilidade barata, resistência ao impacto, durabilidade e fragilidade.
O PVC tem baixa estabilidade ao calor, necessitando ainda de aditivos para melhorar suas propriedades. Consequentemente, há uma redução no número de produtos compatíveis para os quais ele é adequado. No entanto, é aplicável na fabricação dos seguintes componentes e peças.
- Airbags de veículos
- Painéis de porta
- cabos
- Painel
- Proteção da parte inferior do estofamento
Acrilonitrila butadieno estireno (ABS)
ABS é um termoplástico automotivo de alto desempenho e polímero amorfo composto de três monômeros; acrilonitrila, butadieno e estireno e fabricados usando Moldagem por injeção ABS. Suas unidades monoméricas determinam suas propriedades físicas e mecânicas. No entanto, o polímero é forte, durável e apresenta boas propriedades de isolamento elétrico.
O ABS é tingível, o que o torna esteticamente mais agradável. Portanto, é aplicável na fabricação de componentes como:
- Dashboards
- Partes da carroceria
- Tampas de roda
Tereftalato de polietileno (PET)
O tereftalato de polietileno é um plástico automotivo relativamente seguro, com aparência de vidro e uma alta relação resistência/peso. Além disso, é flexível, resistente à umidade e não emite odores ou fumaça. Portanto, é aplicável na fabricação de peças externas da carroceria e carcaça, tampas do motor, carcaça do conector e retentor do farol.
Acrilato de estireno de acrilonitrila (ASA)
O ASA é um termoplástico amorfo semelhante ao ABS, mas com maior resistência à água e maior resistência ao calor, produtos químicos e desgaste. Além disso, o ASA é insolúvel em água com boa estabilidade dimensional e soldabilidade. É por isso que é aplicável na fabricação de peças e componentes, como painéis de instrumentos, interiores e peças elétricas.